domingo, 18 de novembro de 2012

Bibliografia Anotada I




Descrição:

Este artigo de George Siemens debruça-se sobre a Teoria de Aprendizagem que emerge dos ambientes virtuais intitulada por conectivismo. Começa por referir as três principais teorias de aprendizagem que orientavam (e ainda orientam) as situações de aprendizagem formal: Comportamentalismo, Cognitivismo e Construtivismo e chama a atenção que estas teorias foram desenvolvidas numa fase anterior à era digital.

O artigo refere a questão da necessidade de atualização da informação que é maior hoje que a que acontecia há algumas décadas atrás. Também o tempo que leva uma informação a tornar-se obsoleta é menor nos dias de hoje.
Em relação à aprendizagem há diversos aspectos interessantes que surgem no texto. Nomeadamente a importância da aprendizagem informal, das redes pessoais, das ferramentas que utilizamos todo isso irá contribuir para a construção do conhecimento.

O artigo faz uma pequena revisão em relação aos conceitos de Comportamentalismo, Cognitivismo e Construtivismo e aponta-lhes algumas limitações nomeadamente o impacto da tecnologia na aprendizagem que não é tido em conta nestas teorias.

O Conectivismo surge como uma teoria alternativa que assenta nas ligações, nas redes e até no caos que estas ligações provocam nos processos de aprendizagem de cada aprendente. Valoriza a diversidade de opiniões e no processo de decisão dos aprendentes na seleção da própria informação.
O artigo foca ainda a questão da gestão do conhecimento ao nível organizacional. No fundo a rede de conhecimentos de cada elemento de uma organização contribui para o conhecimento da organização como um todo.

Comentário:

O conectivismo prende-se à importância de saber onde encontrar o conhecimento como uma base tão ou mais importante do que o possuir esse próprio conhecimento. É valorizada a capacidade de aprendizagem e de atualizarmos o nosso conhecimento. A compreensão deste modelo é fundamental para nós enquanto estudantes do mestrado de Pedagogia do E-Learning pois será através da rede que criarmos entre nós, com colegas de outros anos, com professores, com outros profissionais e estudantes da área que iremos construir o nosso percurso de aprendizagem.



2 comentários:

  1. Sem dúvida interessante este artigo e está na base do E-learning, que não é senão conectarmo-nos de várias formas.
    Este documento estava disponível através do Contrato de Aprendizagem, reparaste?

    ResponderEliminar
  2. É sem dúvida o ensino corporativo, reflexivo que será aplicado no nosso percurso. A filtragem correta da informação disponibilizada parece-me algo a ter em conta, de forma a estarmos bem atualizados.

    ResponderEliminar