Descrição:
Este artigo debruça-se
sobre o papel do professor em e-learning
nomeadamente numa abordagem conectivista.
Começa por referir os
papeis mais tradicionais do professor como a orientação dos alunos, indicação
das atividades a desenvolver, acompanhar na atividades, etc. Esta
centralização no professor vai ser atenuada com a aprendizagem entre pares que
nos traz o conectivismo. Através da internet os alunos podem contactar com
diferentes especialistas e escolher as suas fontes para o desenvolvimento do
conhecimento. A informação aparece então fragmentada em vários locais e o
professor perde o controlo das escolhas feitas pelos seus alunos.
Este é o motivo que o
papel do professor se altera neste tipo de modelos. Siemens sugere a
substituição do controlo por influência. O professor irá então influenciar a construção
da rede e participar nela. As partilhas feitas pelo professor serão obviamente
valorizadas pela rede. O professor terá também um papel importante na agregação
da informação, na ajuda a filtrar a informação. Simens refere ainda a
importância da presença social na web do professor através de uma ou várias
ferramentas: blogue, twiter, facebook, youtube, etc.
Comentário:
Um dos aspectos
interessantes deste artigo, é a referencia ao facto da maior parte das
ferramentas que estão disponíveis para o professor desempenhar o seu papel são
recentes, tendo menos de 10 anos de vida. Ou seja o papel do professor que era
relativamente estável ao longo de décadas altera-se de forma profunda. Ao
professor não basta ter solidos conhecimentos técnicos e ter aptidão pedagógica. Necessita saber gerir a sua presença social online e ter a capacidade de dinamizar a rede da qual faz parte.
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