segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Bibliografia Anotada II


Descrição:
Este artigo debruça-se sobre o papel do  professor em e-learning nomeadamente numa abordagem conectivista.
Começa por referir os papeis mais tradicionais do professor como a orientação dos alunos, indicação das atividades a desenvolver, acompanhar na atividades, etc. Esta centralização no professor vai ser atenuada com a aprendizagem entre pares que nos traz o conectivismo. Através da internet os alunos podem contactar com diferentes especialistas e escolher as suas fontes para o desenvolvimento do conhecimento. A informação aparece então fragmentada em vários locais e o professor perde o controlo das escolhas feitas pelos seus alunos.
Este é o motivo que o papel do professor se altera neste tipo de modelos. Siemens sugere a substituição do controlo por influência. O professor irá então influenciar a construção da rede e participar nela. As partilhas feitas pelo professor serão obviamente valorizadas pela rede. O professor terá também um papel importante na agregação da informação, na ajuda a filtrar a informação. Simens refere ainda a importância da presença social na web do professor através de uma ou várias ferramentas: blogue, twiter, facebook, youtube, etc.

Comentário:
Um dos aspectos interessantes deste artigo, é a referencia ao facto da maior parte das ferramentas que estão disponíveis para o professor desempenhar o seu papel são recentes, tendo menos de 10 anos de vida. Ou seja o papel do professor que era relativamente estável ao longo de décadas altera-se de forma profunda. Ao professor não basta ter solidos conhecimentos técnicos e ter aptidão pedagógica. Necessita saber gerir a sua presença social online e ter a capacidade de dinamizar a rede da qual faz parte.


Sem comentários:

Enviar um comentário