quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Bibliografia Anotada III


McKee, Terralyn (May, 2010): Thirty Years of Distance Education: Personal Reflections



Descrição:

Este artigo baseia-se na experiencia de 30 anos do autor fazendo uma abordagem pelas 5 gerações de ensino a distância definidas por Taylor.

Em relação à primeira geração refere o ensino por correspondência e cita Moore ao apontar como ponto critico desta geração a separação psicológica e comunicacional entre alunos e professores.

A segunda geração introduz novos meios como o áudio e o vídeo que aumenta o leque de escolhas do professor para comunicar com o aluno.

A terceira geração vai assentar na televisão e na rádio que adicionam a sincronia ao ensino a distância
A quarta geração vai utilizar os recursos da web nomeadamente o muitlmédia interactivo e a comunicação mediada por computador.
A quinta geração é apresentada como uma evolução da 4ª geração em que as fronteiras do  ensino formal e informal se diluem e as redes sociais se desenvolvem. Esta portanto associada ao conectivismo.

Comentário:
É um reflexão interessante que cruza a experiência pessoal do autor com as gerações de ensino a distância e traz a reflexão sobre o surgimento da 5ª geração que não traz novas tecnologias em relação à 4ª geração mas evolui na sua utilização e uma modificação da forma de ensinar e aprender.  Este texto ajuda-nos a compreender o caminho que foi percorrido até chegarmos aos modelos atuais no ensino a distância.

Sem comentários:

Enviar um comentário